CONSULTORIA

CONSULTORIA

Metodologia

  

Os desafios para o desenvolvimento urbano e econômico de uma localidade, que determinem a melhoria de qualidade de vida dos cidadãos são definidos, a partir de um trabalho em conjunto com a comunidade e com os stakeholders. São utilizadas metodologias e melhores práticas para a identificação dos desafios, dos critérios de prioridade e das próprias prioridades que com base no orçamento disponível, as ações estratégias são executadas.  


A partir das ações estratégicas, as linhas de ação são determinadas com foco no incremento dos índices relativos ao desenvolvimento sustentável e perene, integrando toda a comunidade e os stakeholders da região de forma a potencializar os recursos existentes, tais como: 

  • Capital Humano, 
  • Recursos Naturais, 
  • Recursos Tecnológicos, 
  • Dados Públicos e Privados , e
  • Investimento Público e Privado


É estimulado que o Retorno sobre o Investimento (ROI) seja aplicado nos projetos existentes; bem como aplicado para o desenvolvimento e a execução de novos projetos, permitindo continuidade e perenidade das ações. 


Todo o processo é replicável em células, formando núcleos sustentáveis e expansíveis ate gerar um polo de ações promotoras de desenvolvimento.   


ODS & ICES

 Os indicadores, metas, a serem elevados são os indicadores, estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), através dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).


As ações a serem definidas terão como base planos de ação que abordam três dimensões da sustentabilidade: a sustentabilidade ambiental, o desenvolvimento urbano sustentável, e a sustentabilidade fiscal e boa governabilidade, com base nos planos de ação definidos pela Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES), criada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).